sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Texto; Resumo sobre Planejamento Participativo


RESUMO
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: UMA MANEIRA DE PENSÁ-LO E ENCAMINHÁ-LO COM BASE NA ESCOLA
Elza Maria Fonseca Falkembach

A grande preocupação que se tem hoje no campo educacional é desenvolver práticas pedagógicas que estejam articuladas na reflexão crítica do professor acerca de suas posturas na sala de aula, desse modo é de grande importância estimular a pesquisa em educação. O grande desafio é buscar conscientemente articular teoria e prática em prol da construção do conhecimento. Nesse sentido, é importante discutirmos o planejamento participativo entendido como um instrumento
[...] teórico prático capaz de facilitar a convergência entre o refletir e o agir, no espaço escolar. Como ferramenta capaz de vitalizar experiências educativas e instituições e de respaldar a construção, com democracia, do projeto político-pedagógico da escola. Nessa perspectiva, o planejamento participativo poderá constituir-se num instrumento pedagógico e político de mudança. Mas a mudança mesmo, atuando sobre as formas como indivíduos e instituições relacionam-se entre si e com o mundo (FALKEMBACH, 1995, p.132).

Portanto, a reflexão do planejamento participativo deve está direcionado aos sujeitos que queremos atingir, desse modo devemos delimitar instrumentos técnicos e práticas democráticas que envolvam todos nesse processo. A seguir temos que definir qual é, ou quais são as esferas do social que vamos priorizar, nos níveis do conhecimento e da ação planejada, para darmos conta de atingir os objetivos do planejamento (FALKEMBACH, 1995, p.136).
Por fim devemos tomar os envolvidos nesse processo como
“sujeitos que se reúnem numa prática intencionada, na qual têm oportunidade de combinar a experiência com a reflexão. Essa prática, em todo seu curso, vai sendo conscientemente organizada de modo a ser democrática; de modo a convidar à participação (FALKEMBACH, 1995, p.136-137).

Portanto, acreditamos que por meio do planejamento participativo a reflexão e a ação estarão presente entre todos que deles participam, de modo que essa integração possibilitará a esses sujeitos a construção autônoma do conhecimento de acordo com suas necessidades mais emergentes.

REFERÊNCIA

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

Texto produzido por: Daniele Dias Cavalcante

2 comentários:

  1. O texto foi utilizado para apresentação do nosso projeto.

    ResponderExcluir
  2. Dani, muito interessante o recorte do texto da Veiga (1995). Desejo sucesso!!!

    ResponderExcluir