sábado, 15 de outubro de 2011

ENCONTROS DE ESTÁGIO


Primeiro encontro
A primeira intervenção de estágio do grupo 1 que se deu na segunda-feira dia 10/10/2011 iniciou-se com uma pequena leitura do texto de Veiga (1995) seguido de um debate. Após o debate iniciamos uma conversa com as educadoras a fim de conhecer de que forma elas fazem seu semanário de aula e quais atividades ela contempla no seu planejamento.
Me reuni com a professora (A) para discutir formas de realizar o semanário de todas as disciplinas a serem trabalhadas durante a semana. A mesma já tinha esquematizado em seu caderno os assuntos e as atividades que iria trabalhar com seus alunos.
Uma das atividades para a aula de história seria pesquisar sobre o cordel, entretanto, a professora (A) havia comentado a dificuldade dos alunos em realizar pesquisas em casa, nesse sentido sugeri que ao invés disso ela trouxesse materiais para sala de aula, como: revistas e jornais ensinando-os como pesquisar, pois muitos deles acabam não fazendo uma atividade por não terem a ajuda de alguém que lhe ensine.
Para a aula de Língua Portuguesa a professora (A) pediu aos alunos que fizessem em casa a leitura de um cordel do livro didático. A partir da leitura pensamos em trabalhar os assuntos gramaticais que a professora vem lecionando com o texto fatiado.
Por fim, essas foram algumas intervenções realizadas no primeiro encontro, as demais disciplinas não necessitou de alterações, visto que estavam muito bem elaboradas, apenas pedi a professora (A) que conversassem com seus alunos ao término dessas atividades para colher o que eles acharam e o que eles poderiam sugerir para a próxima aula.
No próximo encontro retomarei essas atividades e a opinião dos alunos para melhorar e inserir suas contribuições no próximo semanário.

Devido a uma mudança na equipe de estágio os encontros que seguem foram realizados pela professora B que escolheu a matéria de ciências como disciplina principal a ser trabalhada.


Segundo encontro
No segundo encontro realizado no dia 17 de outubro de 2011 a professora comentou sua experiência em sala de aula ao trabalhar o seu primeiro cordel que foi tirado do próprio livro didático. Ela leu o auto da compadecida e muitos deles já conheciam a história, pois já haviam assistido ao filme e por isso gostaram muito da proposta participando bastante da aula.
Após o relato da aula de língua portuguesa a referida professora já selecionou outros textos de cordéis para trabalhar com seus alunos, visto que o resultado foi muito proveitoso.
Feito isso iniciamos com a professora o planejamento da aula de ciências cujos temas são: sistema reprodutor masculino e feminino, métodos anticonceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Para essa aula pensamos em iniciar com a apresentação de um pequeno vídeo que trata sobre fecundação de aproximadamente dez minutos, em seguida será feita uma discussão do vídeo, na qual a professora abordará as DST que podem ser transmitidas no ato sexual e mostrará aos alunos os métodos preventivos de gravidez.
A professora B como trabalha também da área de saúde tem acesso a materiais ligados a esse tema e os trará para mostrar aos alunos o uso correto da camisinha os órgão reprodutivos, entre outras dúvidas que poderão ser tiradas.
Por se tratar de uma temática que causa desconforto para que alguns possam se expressar e tirar suas dúvidas, visto que uma das queixas corriqueiras das professoras da EJA é a extrema timidez dos alunos, pensamos em confeccionar uma caixa, na qual cada aluno pode escrever suas perguntas e dúvidas anonimamente e colocar dentro da caixa para que a professora possa tomar ciência dessas dúvidas e explicar no decorrer de suas aulas.
Por fim a professora finalizará essa aula com um questionário de perguntas verdadeiras e falsas. Sugerimos também que a mesma mesclasse essa atividade com perguntas abertas permitindo o aluno exercer sua escrita e seu entendimento do assunto com suas palavras.


Terceiro encontro
No terceiro dia de encontro – 24 de outubro de 2011 – nossa reunião iniciou com a sistematização das atividades passadas. A professora B comentou os resultados do planejamento da aula de ciências. Na última aula de ciências ela iniciou o conteúdo programado, fez a leitura e discussão do material, entretanto alegando a falta de tempo não conseguiu completar a atividade nem passar o vídeo que havíamos elaborado. Ela nos prometeu que concluiria essa atividade durante essa semana.
No segundo momento, apresentei à professora a proposta do teatro do oprimido de Augusto Boal que já havia trabalhado com a professora A e que obteve resultados bastante significativos em sua sala. Diante dessa experiência expliquei a professora A como era realizada a proposta do teatro fórum, eis a explicação:

                 Os alunos deverão se juntar em duplas ou trios e comentar uma situação de opressão que vivenciou ou que presenciou e socializar entre seus pares. A partir dessa socialização eles deverão escolher entre si a história mais marcante, de modo que a turma fará isso entre elas até que seja escolhida democraticamente apenas uma história considerada como a mais opressora.

                Representação da história: escolhido a situação alguns dos alunos deverão dramatizar a cena vivenciada por eles utilizando para isso sua criatividade para representar com exatidão como aconteceu o fato.

                Depois da representação cada aluno que assistiu a dramatização dos colegas deverão se colocar no lugar do oprimido da história e dar sugestões de possíveis saídas que ele utilizaria para solucionar aquele problema.

Conversando com a professora que conhece seus alunos chegamos à conclusão que a dramatização não seria possível naquele momento, o que não nos desmotivou a desenvolver essa atividade. A solução encontrada, por enquanto, foi fazer o TO apenas com a verbalização dos alunos, ou seja, eles dizem situações de opressão e buscam debater possíveis soluções para a superação dessas realidades. Nesse processo a professora é de suma importância, pois lhe pedi que direcionasse sempre o debate para temas que talvez eles não comentassem, mas que ela poderia fazê-los refletir a sair um pouco de soluções simplesmente imediatistas, mas de mudanças profundas.

Como não estaria presente no quarto encontro dia 31 de outubro de 2011, deixei planejado com minha dupla de estágio a apresentação do vídeo que trata brevemente da história do teatro do oprimido nas escolas, a fim de que a professora tivesse uma compreensão mais ampla desse trabalho.

A partir do quinto encontro aconteceram novas mudanças na dinâmica do estágio. A primeira delas foi a transição do grupo dois de estágio que desenvolvia intervenção na quinta-feira para a segunda-feira junto com o nosso grupo. A segunda mudança refere-se a proposta do teatro do oprimido que foi iniciado pelo grupo um e que teve uma boa aceitação pelos alunos e pelas respectivas professoras.
O grupo um continua realizando o planejamento participativo com as professoras e o grupo dois dando o suporte para elas e para os alunos no desenvolvimento do teatro fórum, utilizando para isso visitas nas salas de aulas na quinta-feira.



Quinto encontro
 No dia 7 de outubro de 2011 foi realizado nosso quinto encontro, na qual explicamos as professoras e a coordenadora pedagógica tais mudanças, bem como pedimos as professoras realizar visitas as suas salas de aulas, algo que foi acolhido por elas sem problemas.
Por fim, finalizamos esse dia com a apresentação do comovente e reflexivo livro de imagens Retratos da cidade de Jonas Ribeiro. Assim como as professoras o livro foi uma novidade também para mim, e o que era para ser um debate entre as duas professoras acabou sendo para todas nós.
Após a apresentação do vídeo iniciamos uma discussão muito proveitosa e articulamos a realidade apresentada pelo autor a nossa realidade dentro da instituição, nesse sentido sentimos a necessidade de realizar mais debates como esses também com os alunos da EJA.


DANIELLE DIAS CAVALCANTE, 6º PERÍODO NOTURNO.

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