segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RELATOS DOS ENCONTROS DO ESTÀGIO SUPERVISIONADO I


                 No primeiro encontro com as professoras foi ótimo, conversamos bastante com uma das professoras , porém, não foi possivel trabalhar com as duas ao mesmo tempo, uma vez que, a segunda professora não se encontrava no horário marcado. A primeira professora nos informou mediante a nossa conversa sobre o ato de planejar, nos disse que, é primordial se fazer o planejamento de suas aulas, como tudo na vida é necessário o ato de planejar para que possa dá certo. Além disso, falou que é bastante flexivel em seu  planejamento, é preciso que se tenha uma flexibilidade para que assim, consiga atingir os seus objetivos, as suas metas.
       A segunda professora, que é monitora, não faz seu planejamento juntamente com a coordenadora e as outras professoras, mas segundo a coordenadora, ela é bastante organizada,  sempre mostra o seu planejamento para a ela.
     A segunda professora, que é de Educação Fisíca, não trabalha com a prática e sim com a teoria, na verdade ela é uma espécie de auxiliar das outras disciplinas, ela na verdade faz um tipo de reforço, pelo menos  foi o que eu entendi. 
      Um fato muito relevente que observei, foi que essa professora faz seus planejamentos com conteúdos pesquisados por conta propria, sem o auxilio de sua coordenadora, isso devido ao fato mensionado antes(por ser  monitora, não faz seu planejamento junto com a coordenadora).
         ESSE PRIMEIRO ENCONTRO  REALIZADO NO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2011, FOI DE SUMA IMPORTANCIA PARA O NOSSO APRENDIZADO, UMA VEZ QUE NOS PROPORCIONOU VERIFICAR COMO OS PROFESSORES DA EJA FAZEM SEUS PLANEJAMENTOS.  E ESSA INTERAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA É FUNDAMENTAL PARA A NOSSA FORMAÇÃO.
         

20/10/11
Segundo dia de estágio foi bastante proveitoso, apresentamos uns slides de um livro que se chama “Metade de uma Rosa” que conta a história de Rosa. Essa historia fala da exploração infantil, durante as exibições dos slides questionávamos a professora sobre do que se tratavam aquelas imagens e ela  acreditava  que se  tratava do planejamento. Ao apresentar somente as imagens tínhamos a intenção de desenvolver as hipóteses, a construção das idéias. Depois de feitas as considerações da professora foram apresentadas a historia em sua forma verdadeira. Ao assistir toda a historia falou do seu sentimento de revolta, de indignação. Perguntamos para ela se era possível ela trabalhar com esse tipo de texto, e concordou logo, pois esse tema é bastante importante para seus alunos.

03/11/11

Infelizmente no nosso terceiro encontro não tínhamos nenhum colaborador para que pudéssemos realizar o planejamento, com isso resolvemos conhecer mais o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, para completar a nossa caracterização da instituição.

07/11/11
No quarto encontro, tivemos uma surpresa, pois a professora que estava colaborando conosco saiu de licença e começamos a fazer planejamento com outra professora, tendo uma nova metodologia que era a realização do teatro do oprimido, fizemos algumas dinâmicas onde mostrasse os sentimentos de oprimidos e de opressor. Então recomendamos que a realizassem as de dinâmicas com os alunos para que eles pudessem discutir sobre isso, para percebessem em que momento é oprimido e opressor.
17/11/11
No quinto encontro fizemos algumas dinâmicas para que os alunos pudessem relatar o que sentiram quando foram oprimidos e quando opressores. A conclusão que chegaram é que: se sentiam melhor quando eram opressores. Não foi nada fácil convencer os alunos a participar das dinâmicas, pois estavam todos cansados devido ao fato de trabalharem o dia todo e também por não nos conhecerem direito, havia certa resistência por parte deles.

21/11/11  e 28/11/11

No sexto e no sétimo encontro convidamos alunos de outras turmas para se juntarem aos nossos alunos e participarem tambem dos ensaios do teatro do oprimido.  Começamos a ensaiar o teatro e a coordenadora entusiasmada com o trabalho liberou mais alguns alunos de outras turmas para participarem dos ensaios e discussões conoscos. Nesse dia o encontro com os alunos foi muito proveitoso, pois foi possível conhecer um pouco da realidade deles, uma vez que contaram algumas situações das quais foram oprimidos.
01/12/11
No oitavo encontro seria mais uma atividade referente ao teatro do oprimido, porém os alunos não compareceram a escola. Fato que segundo a coordenadora é normal na EJA.

05/12/11

No nosso ultimo encontro foi feita uma avaliação com os professores colaboradores, a coordenadora e a nossa professora de estagio. Então ao avaliarmos o nosso trabalho, todos os professores e inclusive a coordenadora falou dos seus sentimentos com relação esse processo de estagio. Também tivemos voz e realizamos uma autoavaliação individual. Foi uma experiencia bastante interessante. No final da reunião oferecemos  uns comes e bebes, nos despedimos dos professores, coordenadora, diretora e alguns alunos, encerrando assim mais uma  etapa do nosso processo de formação: o estagio supervisionado I.


Att.: Simone Lima , 6º período noturno da Universidade Federal de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário