quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Visitas do estagio supervisionado Por Lorrany

Em nosso primeiro encontro (13/10 - Quinta-feira) Tivemos uma conversa franca sobre o ato de planejar, e nossas colaboradoras informaram que o planejamento segundo as mesmas é primordial para o andamento das aulas, ele norteia os professores, deve ser flexível e trazer novidades para que os alunos se sintam estimulados, afirmaram que o planejamento é realizado de acordo com a necessidade e conhecimento do aluno deve ser observada na realização do planejamento a turma heterogenia.

Vale ressaltar que uma de nossas colaboradoras é monitora, por isso não tem o tempo de planejamento com a coordenadora, porém realiza-o em casa e mostra a mesma.

Tivemos um encontro bastante proveitoso, e o próximo será ainda melhor!!



20/10/11

Exibimos os slides com imagens do livro metade de uma rosa de Jonas Ribeiro e indagamos sobre o conhecimento prévio da nossa colaboradora, após exibimos os slides de todo o livro, então fizemos uma reflexão sobre o conteúdo do livro e nossa colaboradora nos relatou o sentimento de revolta, de incapacidade, falta de humanidade, impunidade.
Indagamos então a nossa colaboradora se ela usaria a metodologia que utilizamos com ela, e a mesma aceitou positivamente a idéia, apresentar os slides das imagens na turma com as estratégias de inferência, antecipação em seguida fazer a verificação com a exibição do livro inteiro. Discutir com os alunos sobre a prostituição infantil e outros temas que se relacionem ao sentimento que os mesmos sentiram ao ouvir a leitura. Pesquisar sobre esses temas e produzir cartazes sobre.

03/11/11

Não havia colaborador para a realização do planejamento, então nos dedicamos a estudos com o PPP da instituição, melhorando assim o trabalho sobre a caracterização da instituição.

07/11/11

Começamos a fazer planejamento com uma nova colaboradora, visando a realização do teatro do oprimido, fizemos algumas dinâmicas onde nos sentíamos oprimidos e obter a sensação de opressor, recomendamos a realização de tais dinâmicas com os alunos.

10/11/11

Apresentamos aos alunos o que é o teatro do oprimido, em que se baseia, ouvimos história onde os mesmos se sentiram oprimidos, fizemos uma das três dinâmicas previstas, poucos alunos estavam presentes, escolhemos uma história a ser encenada.

17/11/11

Com os alunos fizemos as outras dinâmicas e os alunos relataram o que sentiram ao serem oprimidos e ao serem opressores, incentivamos os alunos a trazerem materiais para ajudar na montagem da peça. Senti alguns alunos desanimados.

21/11/11

Resolvemos convidar alunos de outras turmas para participarem também do teatro do oprimido, falamos com uma aluna e ela se dispôs a nos ajudar na busca por mais alunos.

28/11/11

Mudamos a história, alunos de outras turmas colaboraram conosco, ensaiamos a peça teatral.

01/12/11

Seria mais um encontro com os alunos para um outro ensaio, porem os alunos colaboradores não compareceram

05/12/11

Encerramento, Fizemos uma reunião com todas as colaboradoras da instituição e avaliamos todo o nosso trabalho neste período de estagio, todos falamos como nos sentimos durante este período de estagio supervisionado, bem como as colaboradoras que nos mostraram seus sentimentos a este processo, oferecemos comes e bebes e encerramos na instituição o nosso processo de estagio supervisionado.

Lorrany

Nenhum comentário:

Postar um comentário