sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Primeiro dia de Estágio

No primeiro dia do estágio intervencionista do grupo 2.
Professora A da primeira Etapa da EJA
Inicialmente, tivemos uma mudança de objetivo no cronograma, e também uma dificuldade no horário que se alterou no dia. A intervenção se deu no dia 13 de outubro de 2011 antes da hora combinada. O caso é que a professora B (professora de Educação Física) não estava comparecendo em seu horário normal. Isso fez com que se nosso horário fosse mais cedo, já que segundo a coordenação a professora B é monitora. Por ser monitora não tem um planejamento trabalhado com a coordenação, porém ela repassa a proposta que pretende trabalha. Ainda nesse caso, sua função é de auxiliar as professoras da EJA, quando não estão em sala de aula.  
No dialogo com a professora A, destacamos alguns pontos interessantes. Um deles o fato dele ser substituta da primeira etapa da EJA. Segundo ela estava com dificuldades para lecionar, devido uma rejeição dos alunos, por conta do laço afetivos que eles tinham com a outra professora, afastada por problemas de saúde. Isso foi confirmado com a coordenadora.  Com os rumos do cronograma alterados subitamente por nossa supervisora; o objetivo era colher dados de como a professora A planejava suas aulas.
Na visão da professora o ato de planeja é PRIMORDIAL, ele deve ser pensado primeiro. Pois sem isso o professor não tem como se orienta em uma sala de aula. Ela destacou também, a FLEXIBILIDADE do planejamento; neste caso ficou bem claro para nós que: “nem sempre o que planejamos da certo. Às vezes os alunos se distraíam com outras coisas. E você tem que está preparada para surpresas, ser flexível para certos momentos, em que a aula não vai da forma que você preparou”.  Ele também deve ser RENOVADO (trazendo novas idéias). Segundo ela, “é o norteamento das aulas”. Seu atual trabalho com os alunos é na apresentação 1º contextualização.
Professora B Educação Física (monitora)
Na segunda entrevista a nossa dificuldade foi com a pessoa da professora e com os recursos que ela trabalha. Por ser monitora não á um tempo certo com a coordenação para se planejar as aulas. Sues recursos são baseados em pesquisas pessoais, por conta própria, que visa trabalha a parte teórica (isso ocorre devido à faixa etária dos alunos, em sua maioria mais de 50 anos) focando a qualidade de vida.
Ela trabalha com alunos de 3º anos do ensino normal e da EJA nas 1º e 2º etapa. Seu papel é auxilia e da continuidade a formação que se tem com as outras professoras.
Essas foram às primeiras impressões do Estágio, espero que fique cada dia mais agradável.

Atenciosamente: Atilas Lyra Alves estudante do 6º período noturno de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário