domingo, 6 de novembro de 2011

Estágio supervisionado I - Primeiro Encontro do Planejamento Participativo


O primeiro encontro de intervenção de estágio do grupo 1, grupo de segunda-feira,  se deu no dia 10/10/2011 e esse encontro foi iniciado com um texto sobre qual a função do planejamento participativo de Veiga ( 1995), foi reunido todos os professores do EJA, a qual todos presentes inclusive a coordenadora recebeu um resumo com os pontos principais do texto de origem, foi em seguida iniciada a leitura, seguida de um debate e terminado de conversas das educadoras com as estagiarias, com a finalidade de juntas chegamos a um verdadeiro conceito de como melhor fazer para se ter um planejamento que dê resultados positivos, segundo Maximiliano Menegolla e Ilza Martins em seu livro “Por Que Planejar? Como Planejar? A educação e responsável por estabelecer as direções, traçar caminhos, indicar metas, fins, objetivos etc., e o planejamento é o instrumento básico de todo o processo educativo, que nos pode indicar as direções a seguir.
Como melhor trabalhar o planejamento participativo com alunos de EJA? Em sua voz, uma das professoras no debate relatou que os alunos se encontram muito desestimulado e sem interesse  para estudar, para ela, um dos fatores que está causado esse problema é gerado por que na grande maioria das vezes esse alunos não consegui aprender a ler.
Foi importante esse debate, pois podemos vê como se encontra a realidade das professoras em suas aulas. Para  Maximiliano Menegolla e Ilza Martins em seu livro citado acima “a clareza é uma característica fundamental e necessária para que o objetivo se torne algo concreto, inteligível e possível de ser trabalhado e avaliado” e a simplicidade contribui para definição dos objetivos e é uma exigência da própria realidade concreta dos alunos, dos professores e das escolas.  Foi escalada para fazer planejamento com a professora (A) que escolheu a disciplina de história, mais nesse dia não pude me reuni com ela por conta do horário do meu ônibus, pois o debate foi tão prazeroso que fizemos uma dinâmica que se chama “desatando os nós” e passamos do horário, mais uma estagiária da minha equipe ficou responsável para me substituir, ficando para mim, a responsabilidade de dar continuidade desse planejamento nos próximos encontros.



Estágio supervisionado I - Segundo Encontro do Planejamento Participativo 

O segundo encontro do nosso planejamento participativo foi no dia 17/10/2011 com a professora (A), a mesma me relatou que no ultimo encontro, ela e a estagiaria que avia me substituído tinha preparado para trabalhar do planejamento participativo a leitura de Cordel, mais que os alunos não estavam com interesse nenhum em produzir os textos de Cordel, eles até que gostam de ler os textos, mais produzir não consideram muito interessante, tivemos enfim um pequeno probleminha!  Um debate sem dúvida foi necessário em relação a essas dificuldades apresentada pela educadora, pois como trabalhar o planejamento participativo se os próprios alunos não querem? Iniciamos assim, um pequeno debate para buscar soluções, pois “não basta que exista educação para que um povo tenha o seu destino garantido. É preciso determinar o teor educacional para que se saiba em que direção está caminhando ou deixando de caminhar uma nação” (ARDUINI, 1975, p. 117).


No debate, consideramos importante tentar trabalhar as interações dos alunos em sala, pois a professora está sentindo muita dificuldade na participação de todos em qualquer atividade que ela venha trabalhar, nós alunas estagiaria, demos a idéia de trabalhar o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, pois essa metodologia procura construir espaços de diálogo e canais de participação social, ou seja, os alunos têm a possibilidade de trazer para a sala de aula, os seus próprios problemas sociais que estão inseridos no seu dia a dia e, que foi visto por ele como uma situação de opressão. A professora ficou de apresetar essa nova metodologia para seus educandos na finalidade de tentar melhorar as suas interações.


Estágio supervisionado I - Terceiro Encontro do Planejamento Participativo


No terceiro encontro que foi no dia 24/10/2011 a professora (A) chegou um pouco entusiasmada, pois segundo ela ao apresentar o Teatro do Oprimido para seus alunos ouve entre eles, uma pequena participação e ela também falou que na elaboração do projeto eles abordaram o tema “Violência”, pois é o que mais acontece no meio social em que esses alunos estão inseridos, tornado-se assim, cidadãos oprimido dessa sociedade.
A violência dos opressores que os faz também desumanizados, não instaura uma outra vocação – a do ser menos. Como distorça do ser mais, o ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem os fez menos. E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscar recuperar sua humanidade, que é uma forma de criá-la, não se sentem idealistamente opressores, nem se tornam, de fato, opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. E aí esta a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos – libertar-se a si e aos opressores. Estes, que oprimem, exploram e violentam, em razão de seu poder, não podem ter, neste poder, a força de libertação dos oprimidos – libertar-se a si e aos opressores. (FREIRE, 1983, p. 30-31).

O Planejamento da professora (A) para a próxima aula é o de iniciar a parte dramática dessa metodologia, ou seja, a dramatização da história escolhida pelos educandos, para assim juntos desenvolver a participação de todos. Para nós estagiários ficou a tarefa de levar no próximo encontro o vídeo do Teatro do Oprimido para a professora (A) analisar e visualizar melhor essa metodologia que está sendo usada por ela, pois nossa finalidade é que ela desenvolva bem esse trabalho.



Estágio supervisionado I - Quarto Encontro do Planejamento Participativo



No quarto encontro que foi realizado no dia 31/10/2011 a professora foi logo dizendo que não tinha dado para trabalhar a parte dramática do Teatro do Oprimido em sala com os seus alunos, pois em alguns dias da semana anterior na escola não ouve aula, mais que ela iria trabalhar esse projeto nesta semana, mesmo assim, levamos o vídeo do Teatro do Oprimido e nos dirigimos a sala de vídeo da escola para assistir, foi interessante este encontro, pois Boal fala muito bem em sua voz sobre a importância desse projeto dentro da escola, pois para ele educação significa a transmissão do saber existente e a verdadeira e prazerosa educação, porém é a Pedagógica: estímulo ao aprendizado, às alegrias das descobertas e do saber.

Segundo o livro To Fábrica de Teatro Popular Nordeste “A Estética do Oprimido tem por fundamento a certeza de que somos todos melhores do que pensamos ser, capazes de fazer mais do que realizamos: todo ser humano é expansivo. A proposta é de promover a expansão da vida intelectual e estética de todos os seus participantes, a sua capacidade de compreensão do mundo e as suas possibilidades de transmitir aos demais membros de suas comunidades - bem como aos de outra - os conhecimentos adquiridos, descobertos, inventados ou re-inventados”. 

A professora orientadora do estágio nos deu outras formas de se trabalhar as interações desses alunos na sala de aula, as dicas dada pela professora do estágio contribuirá também na melhoria do projeto, mais só discutiremos suas orientações no nosso próximo encontro com a professora (A).

Estágio supervisionado I - Quinto Encontro do Planejamento Participativo

No quinto encontro que foi no dia 07/11/2011, mesmo seguindo as orientações da nossa professora orientadora, não foi possível a elaboração do Teatro do Oprimido, pois os alunos têm muitas dificuldades em se expressar e, quando o negócio é trabalhar a oralidade em publico eles não concordam de maneira alguma. A professora (A) veio ao encontro do planejamento participativo com uma idéia que pode dá certo, pois temos que trabalhar essa oralidade dos alunos, mesmo eles sendo muito tímidos, vai ser tentado essa possibilidade.

 Mas, em primeiro passo na discussão, ficou decidido levar essa nova idéia da professora (A) aos conhecimentos dos seus alunos, para que se possam ter as opiniões deles, pois afinal, estamos trabalhando com planejamento participativo.

A idéia da professora (A) foi de trabalhar um seminário com explanação, onde os alunos na sua elaboração pudessem debater entre eles o tema escolhido para o teatro do oprimido “Violência” e em seguida explanasse suas opiniões em cartazes. Foi muito interessante a idéia da professora (A) e, depois de um longo debate ficou resolvido trabalhar esse dia no nosso próximo encontro.


Estágio supervisionado I - Sexto Encontro do Planejamento Participativo

 
 No sexto encontro que foi no dia 27/11/2011 A professora (A) já chegou dizendo que os alunos havia com cordado com a idéia do seminário com explanação que tem por finalidade trabalhar a oralidade deles, mais esse seminário será trabalhado em sala de aula mesmo, pois foi à proposta colocada pelos alunos.
A professora também sugeriu a idéia de nós estagiaria auxiliá-la na elaboração dessa explanação, logo em seguida da sua fala, aceitamos a sua idéia é claro! A noite toda foi debatida como seria a melhor forma de iniciar esse encontro, pois tudo teria que sair certo.

Por fim, finalizamos a noite com a idéia de nós estagiaria trazermos uma cartolina com três perguntas que levasse o alunado a refletir sobre a violência do estado em que eles moram “Alagoas”, Também ficou acertado de trazermos jornais com reportagens que trate sobre a violência aqui no estado de Alagoas, também trazermos cola, tesoura, cartolina entre outros matérias de uso didático que contribuísse com a elaboração dessa explanação.


Estágio supervisionado I - Sétimo Encontro do Planejamento Participativo

No sétimo encontro que foi no dia 01/12/2011 entramos finalmente em sala de aula junto com o alunado do EJA, foi muito proveitoso e rico esse nosso encontro, pois os alunos ao contrario do que pensamos, participou da elaboração com bastante interação e discurso, a oralidade pode ser trabalhar sem nenhuma dificuldades ou vergonha entre eles e nós estagiarias ficamos radiante com o no trabalho.
A felicidade de vê o aluno participando e interagindo na aula de explanação faz-nos pensar que “O planejamento participativo visa não só democratizar as decisões, mas estabelecer o as prioridades para as pessoas envolvidas no processo e constitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção de educação com o qual a escola deseja” (Danilo Golden,1994).


Estágio supervisionado I - Oitavo Encontro do Planejamento Participativo
No oitavo encontro que foi no dia 05/12/2011 foi o nosso ultimo dia do estágio na escola Rotary. A professora orientadora reuniu à coordenadora, as professora e nós estagiarias (os) para uma mesa de debate sobre todo o percurso que foi dado ao estágio durante todo o segundo período de 2011. Esse debate foi muito rico, pois todas nós podemos analisar a evolução do planejamento participativo nesta instituição de ensino.

Sabemos que esse aprendizado nunca será tirado da nossa memória durante todo o nosso percurso profissional, pois podemos juntos vê na prática, que para planejar é preciso compromisso para que tudo dê certo. Por que o que podemos vê também é que em um ambiente escolar, se encontra reunidas diversas pensamentos culturais.


“FIM”



Rita de Cássia bruno da Silva – 6º período noturno


Um comentário:

  1. Querida Rita, não se angustie pela demora de alguns professores em compreender a riqueza da proposta colocada. O desafio da mudança e a abertura para tal, também é um grande aprendizado que conquistamos a cada dia. Por isso, acredite que o futuro trará a necessidade de mudanças e para termos sucesso devemos estar preparados.

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